You are currently viewing FVA lança Boletim de Monitoramento de Riscos Socioambientais

FVA lança Boletim de Monitoramento de Riscos Socioambientais

A publicação apresenta informações sobre variáveis ambientais como, pluviosidade, hidrologia e impactos antrópicos como, novos desmatamentos e focos de calor

A Fundação Vitória Amazônica (FVA) lança o primeiro de Boletim de Monitoramento de Riscos Socioambientais, produzido pelo Laboratório de Geoprocessamento (LabGeo), com informações sobre variáveis ambientais como pluviosidade, hidrologia e impactos antrópicos como, novos desmatamentos e focos de calor do Mosaico do Baixo Rio Negro (MBRN). A publicação é resultado de ações do projeto “Rotas e Pegadas: caminhos integrados para o desenvolvimento do baixo rio Negro”, que agrega diversas organizações e governos para o planejamento estratégico da região e é financiado pelo Projeto LIRA – Legado Integrado da Região Amazônica, do IPÊ- Instituto de Pesquisas Ecológicas, por meio do Fundo Amazônia e Fundação Gordon e Betty Moore.

O Boletim do LabGeo busca oferecer condições de análise de monitoramento das condições socioambientais na região, tomando como fonte algumas informações oficiais da rede hidrometeorológica nacional para hidrologia/ANA, do INMET para pluviosidade, da Terra Brasilis para desmatamento, do BDQueimadas/INPE para Focos de Calor, além da utilização da base de dados espaciais desenvolvida pela FVA para o melhor entendimento das dinâmicas na região.

O LabGeo tem um fundamental papel no monitoramento da evolução do desmatamento na Amazônia, prognósticos futuros, planejamento urbano, suporte à decisão para o poder público e fortalecimento dos processos de gestão territorial do Estado. Conta com a participação de geógrafos, biólogos, engenheiros, gestores ambientais entre outros profissionais que se empenham diariamente em tratar imagens orbitais de sensores ativos e passivos, aplicando técnicas computacionais e o próprio Sistema de Informações Geográficas para gerar informações espaciais que dêem suporte a políticas públicas eficazes para a região amazônica.

Novas publicações serão lançadas a cada trimestre abordando especificamente o monitoramento do Mosaico do Baixo Rio Negro e porções da região metropolitana de Manaus consideradas de alto impacto para a conservação das áreas protegidas. A íntegra da publicação está disponível abaixo:

Boletim Monitoramento LabGeo_01

Boletim Monitoramento LabGeo_02