No momento você está vendo FVA disponibiliza nota técnica sobre riscos socioambientais na região do baixo rio Negro

FVA disponibiliza nota técnica sobre riscos socioambientais na região do baixo rio Negro

Texto: Maurília Gomes. | Foto: André Zumak.

Elaborada pelo Laboratório de Geoprocessamento (LabGEO/FVA), a terceira Nota Técnica da série do projeto “Rotas e Pegadas: Caminhos para o Desenvolvimento Integrado do Mosaico do Baixo Rio Negro” já está disponível. O técnico destaca uma série de riscos e ameaças socioambientais identificadas nas distintas sub-regiões do baixo rio Negro, além de propor formas de mitigação e oferecer recomendações técnicas.

A elaboração do documento teve como objetivo principal aprofundar a compreensão sobre os riscos socioambientais nas áreas protegidas que compõem o Mosaico do Baixo Rio Negro (MBRN), a fim de colaborar com planejamento estratégico e a mitigação dessas ameaças. Ao longo da execução do projeto, foram realizadas visitas a comunidades locais e eventos para promover o diálogo com diferentes agentes públicos e da sociedade civil interessados em colaborar com propostas de enfrentamento em ações futuras.

Mas, afinal o que são riscos e ameaças socioambientais? Os riscos socioambientais trazem consigo a possibilidade de eventos adversos em variadas formas, podendo estar ligados a extremos climáticos, degradação do ecossistema, epidemias, conflitos territoriais, segurança pública e crises econômicas. Por outro lado, as ameaças representam o perigo em si, como a escassez de chuvas levando à estiagem ou invasões territoriais que geram conflitos.

A série

Este documento encerra a série de Notas Técnicas para políticas públicas, elaborada pelo Laboratório de Geoprocessamento (LabGEO/FVA) e integra o projeto “Rotas e Pegadas: caminhos integrados para o desenvolvimento do baixo rio Negro”, financiado pelo Projeto LIRA – Legado Integrado da Região Amazônica, do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), por meio do Fundo Amazônia e Fundação Gordon e Betty Moore.

Leia a íntegra dos documentos desta série:

NT03 Riscos e ameaças socioambientais no MBRN

NT02 Monitoramento Ambiental como Ferramenta da Gestão Territorial

NT01 Cidades, Vilas e Comunidades do MBRN