Já está à venda em Manaus e Novo Airão a castanha-da-Amazônia (nome fantasia para a castanha-do-Brasil). A produção é apoiada pela Fundação Vitória Amazônica (FVA) e diversos parceiros, como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Associação de Moradores do Rio Unini (AMORU).
Este ano, a safra rendeu 1.200 quilos de castanha beneficiada em uma fábrica que fica dentro da Reserva Extrativista (Resex) do Rio Unini. A fábrica foi a primeira do gênero a ser construída dentro de uma Unidade de Conservação, e os cooperativados são moradores da Resex que fazem parte da COOMARU.
A técnica do Programa Conservação Para Gente, Maria da Saúde Barbosa, explica que as castanhas são coletadas por extrativistas em vários castanhais da bacia do Rio Negro, e seguem para a fábrica para serem selecionadas, secas e embaladas. O apoio da FVA à castanha do Unini faz parte das ações do programa para fortalecer as atividades agroextrativistas, contribuindo para a manutenção da floresta, sem derrubá-la. Outras iniciativas para incentivar a produção sustentável estão sendo realizadas pela FVA no Rio Negro – leia mais clicando aqui.
A castanha é comercializada em embalagens a vácuo, em caixa com um desenho de castanheira. Por enquanto, a venda de pronta entrega está restrita a Manaus e Novo Airão, incluindo o escritório da FVA Manaus. Quem quiser comercializar as castanhas deve entrar em contato com o representante comercial Geylker Carvalho, tel. (92) 98255-2075.
Pontos de venda em Manaus
FVA – Rua Estrela D´Alva, 146, Conjunto Morada do Sol – Aleixo, tel. (92) 3642-4559.
Mercado Municipal Adolpho Lisboa (mercado central) – Box do Caju – R. dos Barés, 46, Centro.
Artesanato Tupiniquim – Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, Tarumã.
Paraíso da Fruta – Av. Humberto Calderaro Filho, 20, Conjunto Abílio Nery, Adrianópolis, tel. (92) 99221-2466.
Galeria Amazônica – Rua Costa Azevedo, 272, Centro (próximo ao Largo de São Sebastião), tel. 92.3233-4521.
Café Regional Priscila – Av. do Turismo, Ponta Negra.
Emporio Dell´Arte (Teatro Amazonas) – Largo de São Sebastião, Centro.
Novo Airão
AANA (Associação dos Artesãos de Novo Airão) – Av. Ajuricaba, Centro.
Flutuante Flor do Luar – Av. Presidente Vargas, Rio Negro, tel. (92) 99418-0865.
Anavilhanas Jungle Lodge – Rio Negro, tel. (92) 3365-1180.
Bio Nobre Jóias da Amazônia e Artesanato – R. Ajuricaba, 32, Centro, te. (92) 99376-3307.