Você está visualizando atualmente Jovens participam de oficinas de formação de lideranças

Jovens participam de oficinas de formação de lideranças

Os participantes são jovens moradores de UCs do baixo rio Negro escolhidos em suas comunidades em maio deste ano, na 1ª etapa da atividade.

Texto e fotos: Maurília Gomes.

Esta semana inicia a 2ª rodada das Oficinas sobre Protagonismo Jovem no Mosaico do Baixo Rio Negro, atividade que integra o projeto Rotas e Pegadas: caminhos integrados para o desenvolvimento do baixo rio Negro, coordenado pela Fundação Vitória Amazônica, em parceria com diversas organizações de base comunitárias do Mosaico do Baixo Rio Negro (MBRN), financiado pelo Projeto LIRA – Legado Integrado da Região Amazônica, do IPÊ- Instituto de Pesquisas Ecológicas, por meio do Fundo Amazônia e Fundação Gordon e Betty Moore.

Os jovens que participam das oficinas foram escolhidos pelas suas comunidades em maio deste ano, quando foram realizadas as primeiras oficinas. À exemplo do que foi a primeira rodada, as oficinas acontecerão em dois dias, reunindo jovens moradores de diversas comunidades inseridas no mosaico. A primeira será realizada no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável do Tupé – Professor Roberto Vieira (CDS da RDS do Tupé), nos dias 16 e 17 de agosto.

Na próxima semana (dias 22 e 23), a sede da FVA em Novo Airão, receberá um outro grupo de jovens para o fechamento dessa atividade, sob a responsabilidade do consultor da FVA, Marcos Pinheiro. “Nesta etapa, os jovens irão apresentar as ações executadas por eles como resposta aos desafios lançados por nossa equipe na primeira rodada. A proposta foi que eles utilizassem o conhecimento adquirido na oficina para solucionar algum problema dentro das suas comunidades (preparar reunião, mobilizar pessoas etc.). Além disso, estas novas oficinas irão se aprofundar em temas como representatividade e legitimidade e, também iremos trabalhar técnicas de audiovisual e podcasting voltadas para a educomunicação”, explicou Pinheiro.