Autoridades reconhecem importância do rio Tarumã-Açu para política de proteção hídrica do Amazonas


O primeiro dia do 1º Seminário do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tarumã-Açu foi marcado pela grande participação pública e pela presença de autoridades nacionais, regionais e locais. O evento, reconhecido pelos palestrantes como um importante passo no processo de fortalecimento das políticas públicas relativas à gestão de recursos hídricos no estado do Amazonas e na região norte do país, terá três dias de duração, 26, 27 e 28 de setembro, no Auditório Auton Furtando, da FIEAM, em Manaus, das 9h00 às 17h.

Para o coordenador executivo da Fundação Vitória Amazônica (FVA), Fabiano Lopez da Silva, a participação da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Amazonas (SEMA), do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e da Agência Nacional de Águas (ANA) indicam o comprometimento e a relevância dada pelo poder público a este processo. Já a ampla participação da sociedade civil e da comunidade acadêmica no primeiro seminário também representa o fortalecimento das esferas de governança participativa que o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Tarumã-Açu permite. “A FVA considera estratégica sua colaboração neste processo por contribuir com estudos e análises técnicas detalhadas e específicas para bacia do rio Tarumã e para a Região Metropolitana de Manaus, subsidiando os processos de tomadas de decisão e implementação efetiva de diversas políticas públicas relativas à gestão de recursos hídricos e territorial de Manaus e seu entorno”, ressaltou o coordenador executivo.

No dia 28, sexta-feira, participantes da sociedade e membros do CBHTA devem consolidar a proposta para o Plano de Bacia do Tarumã-Açu. É esse documento que reúne as diretrizes de planejamento para ações efetivas para a bacia: a conservação dos seus recursos naturais e a melhoria de qualidade de vida das pessoas que direta e indiretamente a utilizam.

Além do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Agência Nacional de Águas (ANA), Fórum Nacional de Comitês de Bacias (FNCBH) e Secretaria de Meio Ambiente do Amazonas (SEMA), registram participação no evento: Conselho de Biologia da 6ª. Região (CRBio-06), Comitê de Bacia do Rio São Francisco (CBHSF), Instituto de Pesquisas da Amazônia (INPA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM),Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Manaus (SEMMAS), Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (EMBRAPA), Federação das Indústrias do Amazonas (FIEAM), REMADA AMBIENTAL, Concessionária de Água e Esgoto de Manaus (MANAUS AMBIENTAL), Instituto de Desenvolvimento Social do Amazonas (IDESAM), Fundação Vitória Amazônica (FVA), WCS, entre outros.

A iniciativa é apoiada pelo Observatório da Região Metropolitana de Manaus (ORMM), liderado pela Fundação Vitória Amazônica, que visa fortalecer políticas públicas de planejamento e ordenamento territorial em Manaus e Região.

PROGRAMAÇÃO: https://www.even3.com.br/1SeminarioCBHTA

INFORMAÇÕES: Solange Batista Damasceno – Presidente CBHTA (bio.solange@yahoo.com.br) – (92) 98124-0931 e/ou Artur Monteiro – Secretário Executivo CBHTA (artur@fva.org.br) – (21) 97901 0514

Share this post

Translate »