Ajuri realiza oficina de sonhos e ações em escolas de Novo Airão


O movimento Ajuri de Novo Airão, do qual a FVA (Fundação Vitória Amazônica) participa, realizou uma oficina de mobilização com o tema “A escola (e a comunidade) dos nossos sonhos”. A atividade foi realizada no dia 25 de maio de 2016, na Escola Municipal Raimundo Nonato Teixeira, e contou com a participação de 45 pessoas. A organização foi de técnicos e da FVA em Novo Airão e representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) e do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), que fazem parte do Ajuri.

A ideia da atividade foi reunir alunos, professores e funcionários para, a partir dos sonhos que têm em comum para a escola e a comunidade, planejarem juntos as ações possíveis para atingir estes sonhos. A metodologia da oficina é inspirada nas Com-Vida (Comissão de Qualidade de Vida na Escola), proposta do MMA (Ministério do Meio Ambiente) para mobilizar a comunidade escolar na construção de uma agenda de ações. Os participantes escrevem seus sonhos em uma árvore de papel, e em grupos selecionam um sonho em comum para debater: quais são as pedras no caminho – os problemas para alcançar estes sonhos? Que experiências a escola já realizou para alcançar os sonhos? A etapa seguinte é a de apontar ações para realizar estes sonhos.

ajuriNa escola Raimundo Nonato Teixeira, os sonhos mais comuns foram relacionados à estrutura da própria escola, como ter uma quadra coberta, uma biblioteca, e a reativação da horta. Alguns apontaram, ainda, o sonho de ter os igarapés do Chicó e da cidade preservados, e uma praça com brinquedos para as crianças.
Já no momento de explicitar os problemas e ações para realizar sonhos, chamou a atenção dos participantes a horta escolar. Dois grupos selecionaram este tema e apontaram, entre outros, a necessidade de motivação da própria escola para fazer a horta produzir novamente. Outro grupo apresentou, também, a necessidade de formação complementar em temas como “escola sustentável” e mesmo os cuidados com a horta.

Próximos passos
Como resultado da oficina, os participantes organizaram um grupo de alunos que irão mobilizar uma reunião, em junho, com os professores e direção da escola, para priorizar as ações que desejam realizar este ano e detalhar um plano de atividades.
A escola Raimundo Nonato Teixeira já realiza a Semana de Meio Ambiente e outras ações diversas de educação ambiental com apoio do ICMBio. A formação desse grupo pode ser a base de um coletivo escolar, como uma Com-Vida (Comissão de Qualidade de Vida na Escola).

ajuri3

Mais duas escolas públicas terão oficinas em junho de 2016: a Escola Municipal Aristóteles Freire Arnoud e a Escola Municipal Violeta Cardoso Alves de Mattos Aerosa. A FVA apóia e ajuda a organizar estas atividades junto com o Ajuri de Novo Airão, sempre no intuito de beneficiar o ambiente e a qualidade de vida do município. Em 2015, por exemplo, foi realizada uma grande mobilização para reestruturar um espaço de lazer na praça do bairro Bacabal, com a participação de 120 pessoas.

Por Débora Menezes

Share this post

No comments

Add yours

Translate »