No momento você está vendo Condutores de visitantes de UCs do mosaico do baixo rio Negro recebem capacitação

Condutores de visitantes de UCs do mosaico do baixo rio Negro recebem capacitação

Texto: Maurília Gomes. | Fotos: Rodrigo Duarte.

O Espaço FVA, em Novo Airão, recebeu entre os dias 14 e 16 de junho, a Oficina de Condutores de Visitantes de Unidades de Conservação do Mosaico do Baixo Rio Negro, promovida pelo projeto Rotas e Pegadas: caminhos integrados para o desenvolvimento do baixo rio Negro.

A capacitação foi ministrada por especialistas do Instituto Mamirauá (IDSM), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema-AM) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

O conteúdo programático incluiu assuntos relacionados à temática da visitação, desde a legislação aplicada às unidades de conservação até os atrativos turísticos e segmentação de mercado, princípios de conduta consciente e monitoramento ambiental, gestão de segurança das unidades de conservação e técnicas de condução de visitantes. Além disso, contou um módulo de técnicas de primeiros socorros, conduzido por instrutor da Defesa Civil do Município de Novo Airão.

O projeto Rotas e Pegadas foi inicado em 2021 e é coordenado pela Fundação Vitória Amazônica (FVA). Executado em parceria com diversas organizações de base comunitárias que atuam na região do Mosaico do Baixo Rio Negro, o Rotas é financiado pelo Projeto LIRA – Legado Integrado da Região Amazônica, do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, por meio do Fundo Amazônia e Fundação Gordon e Betty Moore.