No momento você está vendo FVA capacita jovens protagonistas do Mosaico do Baixo Rio Negro

FVA capacita jovens protagonistas do Mosaico do Baixo Rio Negro

Texto: Maurília Gomes. | Fotos: Rodrigo Duarte.

O Espaço da Fundação Vitória Amazônica, em Novo Airão, recebeu mais uma oficina sobre Protagonismo Jovem no Mosaico do Baixo Rio Negro, reunindo cerca de 50 jovens de sete municípios amazonenses, gestores de unidades de conservação (UC), lideranças comunitárias, representantes da Fundação Vitória Amazônica e da UNESCO.

Com o objetivo de promover o intercâmbio entre moradores de diferentes comunidades da Reserva da Biosfera da Amazônia Central (RBAC) e apresentar propostas para áreas estratégias para a gestão e sustentabilidade dos territórios, o projeto realizou duas rodadas de oficinas em 2022, nos meses de maio e agosto, trabalhando temáticas como gestão territorial das unidades de conservação, mosaicos e reservas da biosfera, noções de cidadania, educomunicação e desenvolvimento sustentável.

Nesta terceira etapa das oficinas, que aconteceu no Espaço FVA, de 13 a 15 de março de 2023, os jovens elegeram Evilásio Leite, da comunidade Bela Vista do Jaraqui (RDS Puranga Conquista), e Geyse Andrade, da comunidade Lago das Pedras (RESEX do Rio Unini), como seus representantes no Conselho do Mosaico do Baixo Rio Negro. Também foi elaborada uma carta de princípios para a rede de jovens da RBAC, que será utilizada para buscar apoios e parcerias.

A iniciativa integra o projeto Rotas e Pegadas: caminhos integrados para o desenvolvimento do baixo rio Negro, financiado pelo Projeto LIRA – Legado Integrado da Região Amazônica, do Instituto IPÊ, por meio do Fundo Amazônia e Fundação Gordon e Betty Moore.

A atividade também contou com o apoio da UNESCO, por meio do programa MAB (Man and Biosphere Programme), da Secretaria de Meio Ambiente de Manaus (SEMMAS); da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA-AM), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).