No momento você está vendo RBAC ganha boletim de monitoramento de risco ambiental

RBAC ganha boletim de monitoramento de risco ambiental

Texto: Maurília Gomes. | Imagem: Geolab/FVA.

A Fundação Vitória Amazônica lança o primeiro boletim da Reserva da Biosfera da Amazônia Central (RBAC) contendo dados de desmatamento, degradação ambiental e focos de calor na região, com ênfase nas unidades de conservação alcançadas pelo projeto.

O boletim foi elaborado pelo Laboratório de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto da Fundação Vitória Amazônica (LABGeo/FVA), que utilizou avançadas plataformas de observação da terra para publicar análises regionalizadas que visam melhorar a gestão territorial na Reserva, que está localizada no estado do Amazonas e inclui várias regiões com baixa densidade populacional onde são desenvolvidas formas tradicionais de uso dos recursos naturais (principalmente extração e agricultura tradicional).

As unidades de conservação foram selecionadas com base na concentração de focos de calor entre os anos de 2021 e 2022, e são elas: APA Maroaga, RDS do Tupé, RESEX do Rio Unini e PARNA Jaú. Com essas informações, é possível monitorar e agir mais rapidamente em casos de incêndios na região.

O mapeamento dos riscos ambientais e avaliando os pontos críticos de incêndio e desmatamento é uma das ações do Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais na Reserva da Biosfera da Amazônia Central, iniciativa da Fundação Vitória Amazônica que tem o apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e do Serviço Florestal Americano, em cooperação com a UNESCO e parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) e as secretarias municipais de meio ambiente de Manaus e de Presidente Figueiredo.

Sobre a Reserva da Biosfera

Reserva da Biosfera é uma área reconhecida pela UNESCO que visa a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais e culturais presentes em ecossistemas específicos, incluindo terrestres, costeiros e marinhos. Seu principal objetivo é promover a integração entre a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento econômico e social, permitindo que as comunidades locais utilizem os recursos naturais de forma sustentável, enquanto protegem o meio ambiente e a diversidade biológica. As Reservas da Biosfera também funcionam como laboratórios vivos para testar e demonstrar abordagens de desenvolvimento sustentável, além de promover a cooperação internacional em questões ambientais.

Acesse a íntegra do boletim:

Boletim da RBAC_janeiro2023