No momento você está vendo Nota técnica sobre cidades, vilas e comunidades do Mosaico do Baixo Rio Negro

Nota técnica sobre cidades, vilas e comunidades do Mosaico do Baixo Rio Negro

 A Fundação Vitória Amazônica (FVA) lança, a partir de hoje, uma série de notas técnicas voltadas para auxiliar políticas públicas.

A primeira nota técnica, intitulada “Cidades, vilas e comunidades no contexto territorial do MBRN”, traz um resumo da ocupação do território do Mosaico do Baixo Rio Negro (MBRN) que possui no seu entorno as cidades de Barcelos, Novo Airão e Manaus, localizadas às margens do rio Negro; Manacapuru, Iranduba e Presidente Figueiredo, no flanco Leste do território; e, ainda, Maraã, Uarini e Tefé, no flanco do Japurá/Médio Solimões.

A NT destaca o fato de o MBRN compartilhar porções territoriais com a Região Metropolitana de Manaus (RMM), o que torna esse território constantemente ameaçado pela extração ilegal de matéria-prima para construção civil, caça, pesca etc.

Entre as principais recomendações de ações futuras para a melhoria da gestão territorial no MBRN, está a autonomia das instituições e de forma participativa; a criação de ferramentas de monitoramento ambiental eficazes e com pronta resposta à ocorrência de ilícitos; e a criação de parcerias com instituições e empresas para fomentar o desenvolvimento econômico sustentável.

Entre as principais necessidades identificadas está o desenvolvimento de um zoneamento econômico ecológico para a região do MBRN de forma a identificar áreas com potenciais territórios para o desenvolvimento econômico, que poderá ser fortalecido com a construção de infraestruturas físicas e móveis que dêem suporte às ações no território. Entre as principais oportunidades está o fortalecimento de ações de desenvolvimento inovadoras na região com base na bioeconomia e em produtos da região.

A série utiliza dados do Laboratório de Geoprocessamento (LabGEO/FVA) e integra o projeto “Rotas e Pegadas: caminhos integrados para o desenvolvimento do baixo rio Negro”, financiado pelo Projeto LIRA – Legado Integrado da Região Amazônica, do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), por meio do Fundo Amazônia e Fundação Gordon e Betty Moore.

Leia a íntegra do documento:

NT01 Cidades, Vilas e Comunidades do MBRN