A conciliação entre a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento socioeconômico se traduz em desafios complexos, por isso a FVA adota ações com uma abordagem multidisciplinar, em diferentes escalas da paisagem e estratégias ligadas a áreas temáticas específicas:
Alternativas Econômicas
Organização Social
Educação
Pesquisa Científica
Políticas Públicas
Alternativas Econômicas
Desenvolver alternativas de geração de renda é um enorme desafio em regiões como o Rio Negro, onde um complexo conjunto de áreas protegidas impõe desafios únicos para a implementação de negócios sustentáveis.
Com embasamento científico para uma exploração sustentável e racional de recursos naturais diversos, a FVA apoia os grupos sociais locais no fortalecimento de cadeias de valor baseadas nos recursos naturais da região, como por exemplo os produtos florestais não-madeireiros (fibras vegetais, frutos e óleos) produtos agroflorestais e da agricultura familiar e serviços de turismo baseados em áreas protegidas (turismo de base comunitária, ecoturismo, turismo de pesca esportiva, etc.), dentre outros.
Organização Social
A FVA acredita que os povos e populações amazônicas são protagonistas da sua história e da defesa de seus direitos e interesses, sendo necessário o desenvolvimento de competências voltadas à resolução de problemas locais e à organização e articulação comunitária para uma efetiva participação cidadã. Por isso, apoiamos processos que fortalecem o associativismo e o cooperativismo local tanto com vistas à promoção de direitos socioambientais coletivos quanto para o desenvolvimento de economias regionais e direitos humanos.
Educação
A FVA acredita na educação como base para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária. Nesta linha de ação, trabalhamos com processos de formação de jovens e lideranças comunitárias, capacitamos agentes públicos para a implementação de políticas públicas e cooperamos com secretarias municipais de educação para o fortalecimento e inovação da educação pública.
Pesquisa Científica
A conservação da biodiversidade e a gestão territorial devem estar alicerçadas em bases científicas sólidas, e numa região como a Amazônia há uma demanda crescente nessa área. Valorizando o conhecimento tradicional, a FVA adota tecnologias modernas, como o geoprocessamento, e investe em parcerias com instituições de pesquisa da Amazônia e de outras regiões do país e do mundo.
Desenvolvemos pesquisas nas áreas biológicas, sociais e econômicas, que contribuem para processos de tomada de decisões em diferentes escalas: Bacias Hidrográficas, Municípios, Unidades de Conservação, Mosaicos de Áreas Protegidas, etc.). Desenvolvemos, por exemplo, metodologias de pesquisa participativa, como o monitoramento de uso de recursos naturais ou sistemas de monitoramentos de riscos socioambientais em escalas regionais e locais.
Políticas Públicas
Ao longo da História, as políticas de desenvolvimento da Amazônia levaram a problemas ambientais e poucos benefícios concretos para as populações que residem na região. A FVA busca atuar em redes de organizações, conselhos e comitês públicos para contribuir com decisões, atitudes e legislações em busca de uma postura em prol da conservação do meio ambiente e da melhoria da qualidade de vida dos habitantes da região amazônica.
Com base nas pesquisas e resultados das demais linhas de ação, desenvolvemos análises técnicas e recomendações para políticas públicas com vista à qualificação dos debates públicos relativos ao desenvolvimento regional sustentável e ao aprimoramento do marco jurídico institucional do governo federal, estado e municípios.