A FVA acredita que só é possível garantir o desenvolvimento socioambiental se as pessoas estiverem capacitadas e mobilizadas a contribuir de forma protagonista e efetiva. Esta participação democrática depende, dentre outras coisas, de processos de formação, acesso à informação e intercâmbio de conhecimento específicos para o contexto amazônico.
Acreditamos também que a escola é um espaço privilegiado para a formação de sujeitos transformadores da realidade social. É por isso que a FVA criou o programa “Gente para a Conservação”, que tem a missão de promover e facilitar o acesso ao conhecimento tradicional e técnico-científico, fortalecer a educação pública e engajar lideranças comunitárias, jovens, professores, comunidade escolar, agentes públicos para participarem de ações para o desenvolvimento socioambiental regional, bem como, ações que contribuam para o fortalecimento de uma educação pública de qualidade, plural, igualitária, cidadã e inovadora.
A FVA desenvolve projetos, conteúdo, ferramentas e metodologias específicas de forma a garantir o alinhamento entre os processos de ensino e formação humana aos desafios de cada público-alvo.
- Articulação com as políticas públicas de Educação e de Educação Ambiental;
- Processos formativos lúdicos e participativos com princípios da arte-educação e da Educomunicação;
- Atuação em rede, favorecendo a autonomia dos atores sociais e parceiros da FVA;
- Produção de materiais pedagógicos e didáticos;
- Formação de professores e técnicos da rede pública de educação voltadas à educação inovadora.