No momento você está vendo <strong>FVA realiza oficinas sobre educação ambiental para redução de incêndios florestais e sobrevoo de drone no rio Unini</strong>

FVA realiza oficinas sobre educação ambiental para redução de incêndios florestais e sobrevoo de drone no rio Unini

Texto: Maurília Gomes. | Fotos: Fabiano Silva.

Neste mês de dezembro, entre os dias 5 a 17, a Fundação Vitória Amazônica realizou a última viagem de campo do ano para as comunidades do rio Unini. Localizado no município de Barcelos, interior do Amazonas, o rio percorre áreas de três unidade de conservação (UCs) do Mosaico do Baixo Rio Negro: Parque Nacional do Jaú, Resex do Rio Unini e RDS Amanã.

Durante a expedição foram realizados sobrevoos com drones para imageamento com alta resolução das dez comunidades do rio Unini. As imagens servirão para a elaboração de mapas, que serão disponibilizados para as comunidades no próximo ano.  Fabiano Silva, coordenador-executivo da FVA, conta que, além do imageamento do território, os sobrevoos serviram para testar algumas metodologias de análise de imagens aéreas na região. “Temos avançado em alguns testes para mapeamento de castanheiras e um piloto para contagem de pirarucu em alguns lagos do entorno da comunidade do Tapiira”, destaca.

Uma das aeronaves utilizadas para os sobrevoos foi o Carapanã-Açu, um modelo Arator 5C adquirido com recursos do projeto Rotas e Pegadas: caminhos integrados para o desenvolvimento do baixo rio Negro, iniciado em 2020, em parceria com diversas organizações de base comunitárias do mosaico, financiado pelo Projeto LIRA – Legado Integrado da Região Amazônica, do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), por meio do Fundo Amazônia e Fundação Gordon e Betty Moore.

Outra atividade desenvolvida pela equipe da Fundação nesta viagem foi a realização de oficinas sobre Educação Ambiental com foco em incêndios florestais, como parte do Programa de Combate a Incêndios na Reserva da Biosfera da Amazônia Central (RBAC), uma iniciativa da  FVA tem o apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e do Serviço Florestal Americano, em cooperação com a UNESCO e parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA).

As oficinas, realizadas em cada uma das dez comunidades do rio Unini, mobilizou mais de 100 pessoas para discutir sobre os usos cotidianos que os moradores fazem do fogo nas comunidades e os cuidados com o uso do fogo em suas atividades diárias, bem como identificar regiões, territórios e outros aspectos da comunidade e do seu entorno que necessitam de atenção e cuidado especial em relação a incêndios florestais.

A equipe também aproveitou a expedição para divulgar o II Curso de Formação de Brigadista do projeto, que será realizado em Novo Airão, de 16 a 20 de janeiro de 2023, para qual cada comunidade indicou dois nomes de moradores. O I Curso de Brigadistas de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e Queimadas, do Programa de Combate a Incêndios na Reserva da Biosfera da Amazônia Central (RBAC), entre os dias 21 e 25 de novembro deste ano, no município de Presidente Figueiredo – AM.