No momento você está vendo Produtos do Unini são comercializados em Novo Airão e em Barcelos

Produtos do Unini são comercializados em Novo Airão e em Barcelos

  • Post category:Sem categoria

O pirarucu manejado da Reserva Extrativista do Rio Unini foi um dos produtos de destaque nas feiras. 

Texto: Maurília Gomes.

Os pescadores, agricultores e extrativistas do rio Unini participaram das feiras de produtos regionais nas cidades de Novo Airão e Barcelos nos dias 19 de novembro e 03 de dezembro de 2022, respectivamente. Em ambos eventos foram comercializados produtos da sociobiodiversidade do rio Unini, como o pirarucu manejado, a farinha e a castanha da Amazônia, entre outros.

Foto: Rodrigo Duarte.

Em Novo Airão, a praça municipal Hugo Carlos Frederico recebeu a Feira de Pescadores e Extrativistas do Rio Unini, realizada pela Cooperativa Mista Agroextrativista do Rio Unini (Coomaru), Associação dos Moradores do Rio Unini (Amoru) e Grupo de Pesca do Pirarucu do Rio Unini, em parceria com a Fundação Vitória Amazônica (FVA), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Prefeitura de Novo Airão e o Coletivo do Pirarucu.

O presidente da Coomaru, João Evangelista, destacou a importância do apoio das instituições parceiras para a realização da feira. “Para estarmos aqui hoje, contamos com o apoio de vários parceiros. Se não fosse esse apoio, não poderíamos estar aqui por conta da dificuldade de navegação para trazer nossos produtos”, enfatizou.

Também a colaboradora da FVA, Sassá Barbosa, relembrou a trajetória da parceria com os moradores do rio Unini, apontando as principais ações. “Há mais de 30 anos, a Fundação vem contribuindo com o processo de criação da Unidade de Conservação, no processo de organização da Associação e da Cooperativa. Atualmente também auxilia no desenvolvimento dos produtos e no processo administrativo da gestão e na divulgação das ações”, destacou.

Foto: Carlos Henrique de Assis.

O pirarucu manejado pelo grupo de pesca da Reserva Extrativista (Resex) do Rio Unini foi destaque entre os produtos e sua comercialização rendeu por volta de superou os R$ 10 mil. Para Novo Airão foram comercializados 10 peixes e para Barcelos, 14 exemplares, medindo entre 1,50 e 2,4 metros de comprimento cada. O pirarucu foi vendido em diferentes cortes (ventrecha, filé, tradicional, rabo e manta) além do “charuto” (peixe inteiro) e da ossada.

Além do pirarucu, foram comercializados outros produtos do rio Unini como a castanha da Amazônia, óleos de andiroba e copaíba, mel e sabonetes artesanais produzidos pela Coomaru, além de doces e geleias, frutas e legumes, artesanatos entre outros de produção local.

Já a Feira de Produtos Regionais de Barcelos, na quadra da Escola Estadual Angelina Palheta, sob a realização da Associacão dos Hortifrutigranjeiros do Município de Barcelos (AHORT-Barcelos), Núcleo de Arte E Cultura Indígena de Barcelos (NACIB), Grupo de Pesca do Pirarucu do Rio Unini, Associação dos Moradores do Rio Unini (Amoru) e outros grupos de produtores locais, com o apoio da Associação Indígena de Barcelos (Asiba), FVA, ICMBio, IDAM/SEPROR de Barcelos, Sebrae e outros parceiros.

No evento de Barcelos, também foi realizada a venda de farinha de mandioca, banana, cará, mel e fogareiros de barro – artigos que fazem parte da tradição artesanal dos moradores do rio Unini.

Segundo Edmilson Fragoso, presidente da Associação dos Moradores do Rio Unini (Amoru), as feiras são importantes não apenas para a comercialização dos produtos, mas também ajudam a fortalecer as atividades desenvolvidas pelos pescadores, agricultores e extrativistas do rio. “Esse tipo de espaço é muito importante para que a gente possa mostrar o nosso trabalho dentro do Resex e valorizar os pescadores que estão lá na atividade do manejo e os demais produtores”, concluiu.

As feiras tiveram o apoio do projeto Sociobio na Merenda Escolar – promovendo a resiliência comunitária do rio Unini, executado pela Fundação Vitória Amazônica (FVA), em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (ICS), que atua com as cadeias produtivas da Resex, apoiando os moradores na promoção e comercialização dos produtos da sociobiodiversidade do rio Unini.