No momento você está vendo Monitoramento mostra novos focos de calor em UCs próximas a Manaus

Monitoramento mostra novos focos de calor em UCs próximas a Manaus

O quinto Boletim do LabGeo/FVA traz novas informações sobre riscos ambientais no território do Mosaico do Baixo Rio Negro

Texto: Maurília Gomes. | Imagem: Geolab/FVA.

Estradas e ramais foram os vetores para o desmatamento e focos de calor da região do Mosaico do Baixo Rio Negro (MBRN), que abrange Unidades de Conservação (UC´s) próximas a Manaus, capital do Amazonas. Imagens da Constelação Planet registraram cinco novos alertas de desmatamento e degradação ao longo do território do Mosaico entre maio e julho deste ano.

A UC mais afetada foi a APA da Margem Direta do Rio Negro – Setor Puduari/Solimões, seguida pela APA da Margem Esquerda do Rio Negro – Setor Tarumã-Açu/Tarumã-Mirim, região muito procurada pela população do estado.

Para preparar ações de combate aos incêndios, em função dos crescentes alertas e com o aumento dos focos de calor no segundo semestre de 2022, a Fundação Vitória Amazônica, em parceria com o Serviço Florestal Americano e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), está implementando o Programa de Combate a Incêndios na Reserva da Biosfera da Amazônia Central (RBAC).

As primeiras áreas beneficiadas pelo são: a Reserva Extrativista do Rio Unini, Parque Nacional do Jaú, APA do Maroaga e Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé, nas quais serão capacitados 44 brigadistas, divididos em quatro brigadas, equipadas para a prevenção e combate a queimadas na região.

Estas e novas informações sobre o monitoramento da região estão publicadas na 5a edição do Boletim de Monitoramento de Riscos Socioambientais, ação que integra o projeto “Rotas e Pegadas: caminhos integrados para o desenvolvimento do baixo rio Negro”, financiado pelo Projeto LIRA – Legado Integrado da Região Amazônica, do IPÊ- Instituto de Pesquisas Ecológicas, por meio do Fundo Amazônia e Fundação Gordon e Betty Moore.

Acompanhe na íntegra o boletim atual e as demais edições disponíveis:

#5 Boletim de Monitoramento LabGeo/FVA – NOVO

#4 Boletim de Monitoramento LabGeo/FVA

#3 Boletim de Monitoramento LabGeo/FVA

#2 Boletim de Monitoramento LabGeo/FVA

#1 Boletim de Monitoramento LabGeo/FVA