No momento você está vendo Oficina de prevenção de incêndios no Mosaico do Baixo Rio Negro tem nova edição

Oficina de prevenção de incêndios no Mosaico do Baixo Rio Negro tem nova edição

  • Post category:Notícias

Entre os dias 3 e 5 de dezembro acontece a segunda edição da Oficina de Prevenção de Queimadas e Incêndios Florestais do Mosaico do Baixo Rio Negro (MBRN), que busca capacitar lideranças e comunitários das unidades de conservação dessa região para o combate a ocorrências com fogo. A atividade acontece no Espaço FVA, no município de Novo Airão, no período de 8h às 18h, e desta vez é uma realização da Fundação Vitória Amazônica (FVA), com apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) e financiamento do WWF-Brasil.

Entre os temas que serão contemplados durante o treinamento estão: noções sobre prevenção de queimadas, combate de incêndios, primeiros socorros, climatologia e agricultura sem fogo. A oficina também vai ser um espaço para os participantes discutirem detalhes da criação de uma associação de brigadistas do Mosaico do Baixo Rio Negro, ideia apresentada pelos comunitários durante a primeira formação, realizada no mês de novembro pela SEMA.

A oficina prevê ainda momentos para a prática daquilo que for ensinado ao longo dos encontros. Os participantes passarão por um treinamento para a construção de abafadores, instrumento útil no combate aos focos de calor, e produzirão dois programas de rádio com foco na disseminação da mensagem de prevenção dos incêndios florestais nas unidades de conservação.

A consultora em comunicação e secretária executiva voluntária do MBRN, Ana Cíntia Guazzelli, explica que os programas serão produzidos por dez jovens e lideranças que já haviam participado do projeto de formação em rádio Tocando o Barco, realizado pela FVA no mês de agosto, também em Novo Airão.

“Será a segunda vez que esse grupo, formado por moradores das unidades de conservação do Mosaico, vai se reunir para dar continuidade à formação em rádio. Vamos contar com a presença do radialista Anderson Santos, da Rádio Rio Mar, que vai dar instruções de edição, dentre outros tópicos”, disse ela.

CONTINUIDADE

Em fevereiro de 2020 a FVA realizará mais um módulo da oficina, desta vez abordando o uso de ferramentas abertas de monitoramento e avaliação geral do projeto. Em paralelo, a Fundação está desenvolvendo produtos de comunicação visando à conscientização sobre o tema, como boletins informativos distribuídos via redes sociais.

As ações integram o projeto “Reforço da prevenção de queimadas e do combate de incêndios florestais no Mosaico Baixo Rio Negro e na Região Metropolitana de Manaus, no Amazonas”, uma parceria entre a FVA e o WWF-Brasil. Ao final, a iniciativa deve beneficiar cerca de 60 pessoas de forma de direta e 1.000 de forma indireta.

Participam do projeto brigadistas voluntários do Parque Estadual do Rio Negro Setor Norte, da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga-Conquista, da RDS do Rio Negro e do Parque Nacional de Anavilhanas.

SOBRE O MBRN

Inserido no Corredor Central da Amazônia, na Reserva da Biosfera da Amazônia Central, no Sítio Ramsar do Rio Negro e em parte de uma área que é Patrimônio Natural da Humanidade, o Mosaico do Baixo Rio Negro é composto por 11 Unidades de Conservação que protegem uma grande diversidade de espécies da fauna e flora e abriga numerosas espécies ameaçadas de extinção. Essas características conferem a essa região a classe de área de extrema importância para a conservação.