Físico Ricardo Galvão fala de monitoramento de queimadas em Manaus


foto: Lucas Lacaz/Estadão Conteúdo

Ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o físico Ricardo Galvão tem presença confirmada em dois eventos em Manaus, neste mês de outubro. O primeiro deles é a roda de conversa “Ciência e Monitoramento da Amazônia”, que será realizada pela agência de jornalismo independente Amazônia Real no próximo dia 22 (terça-feira), das 15h às 17h, no auditório do Museu da Amazônia (Musa), no Largo São Sebastião (rua Costa Azevedo, 272, Centro). O acesso é gratuito.

Também são convidados do evento o diretor do Musa, cientista Ennio Candotti; a pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Vera Val, que ocupa o posto de terceira secretária da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); e o professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Alfredo Wagner Berno de Almeida, coordenador do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia (PNCSA).

Em sua fala durante a roda de conversa, Ricardo Galvão vai abordar os sistemas de monitoramento do desmatamento e queimadas no bioma Amazônia e como a pesquisa científica contribui para avaliar os impactos na floresta.

No dia 23 (quarta-feira), o físico também participa da VII Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que tem o tema “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”. A palestra de Galvão será no auditório Rio Amazonas, da Faculdade de Estudos Sociais (FES), e começa às 8h30. O campus da Ufam está localizado na avenida General Rodrigo Octavio Jordão Ramos, 1.200, Coroado I.

* Com informações da Amazônia Real

Share this post

Translate »