FVA participa de Encontro Nacional de Formadores do projeto ‘Aula Digital’


A Fundação Vitória Amazônica (FVA) marcou presença no I Encontro Nacional de Formadores do projeto ProFuturo Aula Digital, que encerrou nesta quinta-feira (01) em Guararema, interior de São Paulo. O evento contou com a participação de cerca de 90 educadores das cinco regiões onde a iniciativa está presente – Manaus (AM), Viamão (RS), Goiânia (GO), Vitória de Santo Antão (PE) e municípios de Sergipe – para um encontro com o objetivo de favorecer a integração, a troca de experiências e o aprendizado entre os formadores.

Em Guararema, a equipe da FVA que executa o Aula Digital em Manaus apresentou alguns relatos e experiências exitosas na cidade. Enquanto a formadora Vanessa falou sobre “O professor multiplicador no projeto Aula Digital”, Valquiria Coelho abordou o tema “Maleta Digital: enquanto ela não vem, vamos inovar com o que tem” e Thessyvandra Torres apresentou o jogo “A Saga do Formador na Amazônia”.

O ProFuturo é um programa global da Fundação Telefônica (Espanha) e da Fundação Bancária La Caixa que existe em 33 países, com o objetivo de melhorar as oportunidades das crianças na África, Ásia e América Latina, promovendo igualdade de oportunidades por meio da educação de qualidade utilizando ferramentas digitais com implantação local.

No Brasil, a iniciativa beneficia mais de 200 mil estudantes e cerca de 7 mil educadores de mil escolas.

Os educadores passam por formação presencial continuada para despertar a adoção de metodologias inovadoras e recebem visitas da equipe do projeto para acompanhamento dos planos de ação. Além disso, as escolas participantes recebem kits tecnológicos e conteúdos pedagógicos digitais para complementar e enriquecer o repertório e as dinâmicas de aprendizagem.

Em Manaus, o Aula Digital é executado desde 2017 pela Fundação Vitória Amazônica, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), atendendo mais de 265 escolas de Ensino Fundamental nas zonas urbana, rural e ribeirinha.

Share this post

Translate »