Desenvolvimento Socioeconômico Políticas Públicas Conservação Ambiental Geração de Conhecimento

2014-09-02

Cerca de 100 jovens compareceram no V encontro dos Jovens Protagonistas do Unini, ocorrido entre os dias 15 e 17 de agosto na comunidade Lago das pombas no Rio Unini. Nesse VI módulo os participantes tiveram contato com diversos tipos de artesanato produzidos na Amazônia, seja por meio de fotografias ilustrativas ou   contato direto com artesanatos de diferentes comunidades e regiões amazônicas levados pelos professores. . Este contato permitiu ampliar o conhecimento dos jovens sobre as diversas possibilidades e maneiras de se transformar sementes, cocos, fibras, entre outros, em arte. O grupo foi incentivado a pensar e praticar suas próprias formas de fazer artesanato, valorizando suas riquezas e características naturais e fortalecendo a identidade local.

Um dos pontos fortes do encontro foi quando os jovens do Unini, entusiasmados com a possibilidade de geração de renda através do artesanato, tiveram a ideia de criar uma associação de jovens artesãos do Unini. O objetivo desta Associação seria destinar tanto a matéria prima como produtos beneficiados para a venda por intermédio Associação dos Artesãos de Novo Airão (AANA).

O resultado das oficinas práticas de artesanato conduzidas pelos colaboradores da AANA foi surpreendente e recebeu os elogios dos instrutores participantes do evento: Erica Bettiol, desenhista Industrial;Jô, Marcos, Kenedy e Talita, membros da Associação de Artesãos de Novo Airão, Ney, artesão da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Rio Negro – Setor Norte e os moradores do rio Unini, Sandrinha, Dna. Stelita e Suellen.

Além da participação nas partes teóricas e práticas, neste módulo alguns dos jovens exerceram o protagonismo atuando na organização e também como instrutores, enriquecendo ainda mais o encontro.

O encontro contou também com a participação de técnicos da equipe de Educação Ambiental do Instituto Piagaçú Purus e de dois jovens moradores da RDS Piagaçú Purus. A equipe apresentou o Projeto Jovens Cientistas da Amazônia e os vídeos resultantes deste Projeto produzidos pelos próprios jovens das comunidades da RDS. Além disso, foi feito  o convite e eleição de dois jovens do Unini para participarem no próximo encontro que acontecerá na RDS Piagaçú Purus. A promoção de intercâmbios é considerada pela equipe coordenadora do Projeto de extrema relevância para a troca de experiências e maior aprendizado e estímulo aos jovens. Parabéns a todos os participantes!

No próximo módulo, que está previsto para novembro na comunidade Terra Nova, o tema será a Ecologia do Rio Unini.

O Projeto Jovens Protagonistas do Unini é realizado pelo ICMBio e conta com o apoio do Fundo ARPA – Áreas Protegidas da Amazônia; com a parceria da Fundação Vitória Amazônica e a consultoria do Professor e coordenador pedagógico do Projeto, Sr. Leonardo Rodrigues.

 

Reunião com a equipe antes da chegada na comunidade Lago das Pombas

Sandra, artesã da comunidade Lago das Pedras apresenta seu artesanato feito com o ouriço da castanha-do-brasil
Senhor Odi, da comunidade Patauá com um cesto produzido com cipó-titica durante o encontro
 
 Jovens durante a oficina tecendo com Arumã
 
 Artesanato com talos de Bacaba e Açaí, sendo produzido pelos jovens durante o encontro

Dna. Estelita, instrutora da comunidade Lago das Pedras preparando o cipó para o manuseio 
 Atividade física no início da manhã

O artesanato e suas relações com os povos tradicionais

 

Exposição dos artesanatos usados como referência e produzidos durante o encontro

 Equipe de trabalho durante o V encontro do Projeto Jovens Protagonistas do Unini

 Ao final do encontro, todo o grupo reunido para a foto

 

Por Tarcísio Magdalena. Colaboração Ana Luíza Figueiredo
Fotos: Tarcísio Magdalena / FVA

Endereços FVA

Manaus - Rua Estrela D'Alva, 146,
Conjunto Morada do Sol
Aleixo - Manaus/AM
69060-093 - Brasil

Novo Airão - Rua Rui Barbosa, 30 - Centro
Novo Airão/AM
69730-000 - Brasil

Contate a FVA

Fone/Fax:
(092) 3642-4559
(092) 3302-7262
(092) 3236-3257
(092) 3302-7261
E-mail: fva@fva.org.br

(092) 3365-1630 - Novo Airão

Participe

É um grande prazer para a FVA ter você ou sua instituição como parceiros.
Para obter mais detalhes sobre os trabalhos desenvolvidos pela FVA, entre em contato conosco. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Saturday the 20th. FVA - No Rio Negro, pela Amazônia.