Espaço FVA

Inaugurado em junho de 2015, o espaço é um centro de vivências socioambientais, que apoia ações junto às comunidades do Rio Negro, a população de Novo Airão, parceiros da FVA e outros públicos atendidos em projetos da instituição.

No terreno de cinco mil metros quadrados há duas construções principais com alojamento, além de uma área arborizada. Há espaço para palestras e cursos, exposições de arte, fotografia e mostras de cinema, entre outros. A área ao ar livre pode receber alguns equipamentos de lazer, a exemplo da quadra que foi montada durante a inauguração. Na parte externa, um mural recebeu o grafiti do artista Raiz, de Manaus, com boto e outros animais. A expectativa é a de oferecer pelo menos uma atividade mensal aberta ao público de Novo Airão, além de disponibilizar o espaço a reuniões e outros eventos.

IMG_1033

Foto: Luciano Lima/FVA

 

Às margens do Rio Negro, o município de Novo Airão tem 17.671 habitantes e 80% de seu território é composto por áreas protegidas: O Parque Nacional de Anavilhanas, Parque Nacional do Jau, Parque Estadual do Rio Negro – Setor Norte, APA (Área de Proteção Ambiental) Margem Direita do Setor Solimões-Padauari, APA Margem Esquerda do Setor Aturiá – Apuaúzinho e Terra Indígena Waimiri-Atroari.

Além de abrigar importantes Unidades de Conservação onde a FVA atua, Novo Airão é há muitos anos ponto de partida para as expedições da organização pelo Rio Negro com o barco Uapé. O terreno do espaço foi doado pela Prefeitura Municipal de Novo Airão na década de 1990, e a construção foi viabilizada com recursos da Fundação Gordon and Betty Moore (EUA) e do Fundo Vale.

O Espaço FVA em Novo Airão está localizado na rua Puduari, S/N, Quadra- 253, Santo Elias (rua da garagem da Prefeitura/Pinheirais), com horário de funcionamento de 8h as 17h.

 

Translate »