Caravana de pesquisadores percorre municípios da Região Metropolitana de Manaus


Foto: Tarcísio Magdalena/Acervo FVA

A Fundação Vitória Amazônica (FVA) coordena a I Caravana do Observatório da Região Metropolitana de Manaus (ORMM), que passará pelos municípios de Itapiranga, Silves, Manaquiri e Careiro Castanho no mês de março. A iniciativa, que também conta com a participação de pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), tem o objetivo de realizar audiências públicas e um diagnóstico socioambiental em cada cidade visitada.

“Ao longo de quatro dias em cada localidade, queremos divulgar nossos estudos e também traçar o que chamamos de perfil urbano do município, com informações sobre atividades socioeconômicas, uso do solo, desmatamento, agricultura, abastecimento de água, entre outros temas”, explica o secretário executivo do Observatório e um dos coordenadores da Caravana, Artur Monteiro.

Durante as audiências públicas, serão apresentados estudos históricos do ORMM e da Fundação Vitória Amazônica. A equipe de geoprocessamento da FVA, formada por Marcelo Augusto dos Santos Jr. e Heitor Paulo Pinheiro, marcará presença nesses encontros com a apresentação de dados sobre riscos socioambientais da região metropolitana.

Como parte dos preparativos para a Caravana, a FVA promove oficinas de capacitação, nesta quinta (14) e sexta (15), com os observadores locais encarregados de realizar as entrevistas e levantamentos de dados nos municípios. Os encontros acontecem na Inspetoria Missionária Laura Vicuña, localizada na avenida André Araújo, 2.230, Petrópolis.

A I Caravana do Observatório da Região Metropolitana de Manaus conta ainda com a parceria da Associação Amazonense de Municípios (AAM), do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades da Amazônia Brasileira (Nepecab/Ufam) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Foto: Tarcísio Magdalena/Acervo FVA

Share this post

Translate »