FVA participará de Cine Debate na Virada Sustentável Manaus


Como parte das atividades da Virada Sustentável Manaus 2016, a Fundação Vitória Amazônica (FVA) promoverá no dia 9 de julho de 9h30 as 11h30 no auditório do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), um Cine Debate abordando os principais aspectos que caracterizaram a criação da Região Metropolitana de Manaus (RMM), além de dados históricos e indicadores que impactaram e/ou, impactam no desenvolvimento urbanístico da cidade de Manaus e os municípios que compreendem a RMM.

A atividade gratuita e aberta ao público abordará temas apresentados durante o 1º Simpósio do Observatório da RMM, organizado pela FVA no último mês de março, cujas reflexões apontaram a necessidade de estratégias eficazes na elaboração de novos planos diretores para os municípios da RMM, infraestruturas modernas e adequadas à Amazônia, além do resgate dos atuais padrões de desmatamento e suas consequências no Estado.

Em 2016, a FVA tornou-se integrante do Conselho Criativo da Virada Sustentável em Manaus, responsável pela elaboração e organização das atividades que acontecerão nos dias 9 e 10 de julho em diversas zonas da capital.

13235122_1138093786210995_1318024735290504413_o

Conselho Criativo da Virada Sustentável Manaus, reunindo diversas instituições (Foto: divulgação)

A Virada em Manaus

A primeira edição da Virada Sustentável Manaus reuniu mais de oito mil pessoas em diversos espaços públicos da cidade, com o apoio de mais de 500 voluntários. Ao todo, foram realizadas cerca de 150 atividades gratuitas voltadas para o meio ambiente, cultura, saúde e bem estar, entre outros temas.

13423756_1151341938219513_7888086499465329367_n

A Virada Sustentável Manaus é realizada pela Fundação Amazonas Sustentável em parceria com a Virada Sustentável, em São Paulo. Participam do Conselho Criativo: Atelier Arte Mandala Tepui, Banksia Films, CasaCinco, Descarte Correto, Escoteiros do Brasil, Fotoclube Lentes da Amazônia, Fundação Vitória Amazônica (FVA), Global Shapers Manaus, Idesam, Impact Hub, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Instituto Amazônia+, Instituto Sumaúma, JACC Produções, Knesys, Movimento Ficha Verde, Museu da Floresta, Museu da Amazônia (Musa), Na Tora Produções, Pedala Manaus, Projeto Socioambiental Meu Ambiente, RP Manaus, Saúde Solidária, SDSN-Youth, Suçuarana, TransformAÇÃO e Yoga Manaus. A Virada conta ainda com apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), e do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

Sobre o evento

A Virada Sustentável é um movimento de mobilização colaborativa em prol da sustentabilidade e organiza o maior festival do tema do Brasil. Começou em São Paulo e já realizou outros festivais em Manaus, Valinhos e Porto Alegre.

O evento envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades, entre outros, com o objetivo de apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população.

Share this post

No comments

Add yours

Translate »