Espaço FVA é inaugurado em Novo Airão (AM)


A Fundação Vitória Amazônica (FVA) realizou na noite da última sexta-feira (03), a solenidade que marcou a inauguração oficial do Espaço FVA no município de Novo Airão (AM). O evento contou com a participação de todo o corpo técnico da instituição, ex-colaboradores e parceiros.

De acordo com o presidente do conselho da FVA, José Luiz Camargo, a inauguração representa um marco para a instituição. “É uma nova etapa da FVA, pois foi um sonho que chegou a realidade, um projeto com mais de dois anos de construção que agora está finalmente pronto e que servirá para diversas atividades para toda a região”, disse.

Foto: Márcio Silva (A Crítica)

(Foto: Márcio Silva/A Crítica)

Para o coordenador executivo da FVA, Fabiano Silva, além de Novo Airão, as comunidades de outros municípios também serão beneficiadas com o complexo. “O espaço irá fazer a ponte entre as comunidades do interior, com o nosso trabalho de conhecimento científico e de formação humana, estamos chamando de espaço de vivências amazônicas onde buscamos aproximar o conhecimento tradicional e conhecimento científico para a conservação ambiental e para o desenvolvimento das comunidades”, explicou.

IMG_1135

“Atividades de educação ambiental para jovens e adolescentes, atividades de formação de lideranças de associações, de cooperativas e parcerias nossas, e temos um trabalho muito estreito com órgãos de Governo, como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) que gerenciam áreas de conservação ambiental aqui na região, onde cerca de 80% do município de Novo Airão é protegida por Parque Nacional e Reserva Extrativista (RESEX)”, completou  o coordenador da FVA.

Ainda no sábado (04),   O espaço contou com casa aberta para a população com esportes ao ar livre, oficina de serigrafia, além de plantio de mudas de espécies nativas da região e brincadeiras voltadas ao público infantil. O espaço foi palco também para uma mini-exposição do artista plástico Buy Chaves, catarinense que reside no Amazonas há 20 anos e que mantém um ateliê e galeria (a Jirau) em Novo Airão, e venda de peças artísticas produzidas em arumã pelos profissionais da Associação dos Artesãos de Novo Airão (AANA).

IMG_9029

Educação X Conservação Ambiental

O local também dispõe de alojamento com capacidade para hospedagem de pesquisadores, voluntários e parceiros, além de local para reuniões, seminários e eventos.

Para a pedagoga Célia Santos de Souza, o novo centro abre uma nova perspectiva educacional para Novo Airão. “A iniciativa do Espaço FVA vem de fato, contribuir para o município, pois quem ganha na verdade são os moradores, pois é uma sede que está adequada e espero que a população usufrua cada vez mais de toda infraestrutura e que acima de tudo visite e participe expor e contribuir com o centro”, disse.

IMG_9108

O Espaço FVA em Novo Airão está localizado na rua Puduari, S/N, Quadra- 253, Santo Elias (rua da garagem da Prefeitura/Pinheirais), com horário de funcionamento de 8h as 17h.

Share this post

No comments

Add yours

Translate »