FVA terá centro de vivências amazônicas no município de Novo Airão (AM)


O local terá capacidade para hospedagem de pesquisadores, voluntários e parceiros, além de local para reuniões, seminários e eventos.

A Fundação Vitória Amazônica (FVA), organização de inovação socioambiental que alia conhecimento tradicional e técnico-científico para a proposição de politicas públicas e alternativas adequadas ao desenvolvimento socioeconômico regional, inaugurará no dia 04 junho de 2016, o “Espaço FVA” no município de Novo Airão (AM).

O espaço localizado na rua Puduari, S/N, Quadra- 253, Santo Elias (rua da garagem da Prefeitura/Pinheirais) Novo Airão (AM), estará com casa aberta ao público de 9h as 13h com esportes ao ar livre, cine ambiental e atividades para crianças.

Estrutura – O local será um centro de vivências amazônicas que beneficiará a comunidade de Novo Airão e municípios do baixo Rio Negro, como também, Iranduba, Manacapuru e Manaus. Para o Coordenador Executivo da FVA, Fabiano Silva, o Espaço FVA será um local diferenciado no município. “A expectativa será oferecer processos de capacitação de lideranças, formação cidadã e treinamentos pra o fortalecimento de economias locais, além de programação diversificada de atividades que como, exposições fotográficas, artísticas, feiras de trocas, mostra de vídeos ambientais e biblioteca”, destacou.

O Espaço FVA também terá capacidade para hospedagem de pesquisadores, voluntários e para novas parcerias que favoreçam processos de educação, intercâmbio e atividades a partir de demandas na área de educação ambiental junto as escolas locais, além de ponto estratégico para informações sobre o Rio Negro. A concretização do local, contou com recursos financeiros da Fundação Gordon and Betty Moore e do Fundo Vale.

Ainda no sábado (04), o espaço será palco para uma mini-exposição do artista plástico Buy Chaves, catarinense que reside no Amazonas há 20 anos e que mantém um ateliê e galeria (a Jirau) em Novo Airão, além do plantio de mudas nativas da região e venda de peças artísticas produzidas em arumã pelos profissionais da Associação dos Artesãos de Novo Airão (AANA).

De acordo com a coordenadora do Programa Gente para Conservação da FVA, Débora Menezes, a Fundação dará continuidade às ações em parceria com o Movimento Ajuri de Novo Airão, que realiza ações de educação ambiental e mobilização social no município desde 2011. Este ano, estão sendo feitas oficinas em escolas municipais para levantar os sonhos coletivos de alunos, professores e funcionários, na produção de planos de ação para executá-los em prol da qualidade de vida e sustentabilidade no município.

IMG_3978

História – Criada em 19 de janeiro de 1990, por um grupo cidadãos de Manaus, a FVA surgiu como resposta local aos problemas ambientais no Amazonas. A entidade, sem fins lucrativos, concentra até hoje seus esforços na bacia do Rio Negro, em especial nas unidades de conservação (UC). No entanto, nos últimos anos tem concentrado esforços no sentido de estruturar ações no âmbito dos 13 municípios que compõem a Região Metropolitana de Manaus.

Informações

O quê? Inauguração do Espaço FVA em Novo Airão

Local: Rua Puduari, S/N, Quadra- 253, Santo Elias (rua da garagem da Prefeitura/Pinheirais) –  Novo Airão (AM).

Data:  04 de junho 9h às 13h.

Contatos: Assessoria de Comunicação FVA – (92) 3642-4559 |  Luciano Lima – (92) 98420-9907

Share this post

No comments

Add yours

Translate »