COOMARU acessa o Programa Aquisição de Alimentos do Governo Federal


Em uma parceria inédita, a Cooperativa Mista Agroextrativista do Rio Unini (COOMARU), entregou 1.800Kg de castanha em amêndoas ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal, por meio da Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB.

O processo de contratação do PAA pela COOMARU teve o apoio da Fundação Vitória Amazônica (FVA), dos técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas – IDAM e das Secretárias de Produção e Saúde da Prefeitura de Barcelos. As amêndoas foram distribuídas para instituições sociais parceiras do programa Mesa Brasil SESC no último dia 21 de outubro com a presença do Presidente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Petrucio Magalhães.

Segundo o coordenador do Programa Desenvolvimento Humano Integrado (PDHI/FVA), Ignácio Oliete Josa, a ação entre PAA e COOMARU, foi uma iniciativa inédita no Rio Negro, partindo de uma instituição de base comunitária. “Foi uma oportunidade muito boa, em um momento em que a COOMARU estava com certa dificuldade de vender seu estoque, em vista de um mercado competitivo e com uma castanha mais barata”, contou.

“Isso ilustra o quanto a COOMARU é líder na Bacia do rio Negro nesse tipo de empreendimento, pois é a primeira em acessar um projeto do PAA na região”, destacou o coordenador da FVA.

Para o diretor-presidente da COOMARU, João Evangelista Rodrigues de Souza, a parceria estabeleceu uma nova perspectiva de acesso ao mercado local e nacional para a cooperativa. “Eu achei interessante, pois precisávamos de mercado para o nosso produto que foi beneficiado nos últimos ciclos e que estava embargado sem mercado para vendas”, disse.

“Espero que a gente consiga outras vendas na CONAB com uma carga maior, e também no momento que tivermos um capital de giro mais alto e uma demanda elevada”, ressaltou titular da COOMARU.

O Programa

O PAA é uma oportunidade de venda a mercados institucionais com preços garantidos, e atua como uma válvula de saída em caso de dificuldades nas vendas e acesso a mercado. Há alguns anos o Programa é uma importante ferramenta para produtores agroextrativistas para escoar a produção de produtos de alto valor agregado como a Castanha da Amazônia do Unini.

Share this post

No comments

Add yours

Translate »