Novo Airão- Jogo OASIS finaliza as atividades com a entrega de um novo espaço para lazer


Em quase um mês de execução e com a participação de aproximadamente 120 comunitários, o Jogo OASIS em Novo Airão (distante a 115 quilômetros de Manaus), finalizou com a entrega de um novo espaço de lazer totalmente readequado na Praça Bacabal.

Realizado pela Fundação Vitória Amazônica (FVA) em parceria com a Aldeia de Sonhos e apoio do Fundo Vale, o jogo sensibilizou os comunitários com um propósito de transformar o espaço da praça, em uma nova opção para o entretenimento dos moradores e principalmente a juventude de Novo Airão.

P1120826

O jogo contemplou sete etapas que seguiram desde a escolha do local, a captação de recursos e materiais, até a concretização do sonho com a mão-de-obra exclusiva dos moradores. A Praça Bacabal agora dispõe de um balanço para três crianças, uma gangorra, um escorregador e a adequação do campo de futebol, além de nova arborização com o plantio de diversas mudas ornamentais e frutíferas, pintura dos bancos e criação de jardineiras para bromélias e orquídeas.

Para uma das idealizadoras da Aldeia dos Sonhos, Adriane Moraes, a proposta foi cumprida de acordo com cada sonho. “Cada registro e esforço revelou todo entusiasmo, dedicação e alegria de todos que participaram da realização dos sonhos da comunidade. Foi lindo ver as pessoas se doando com alegria, talento e muita participação ao som dos risos e gargalhadas das crianças que faziam filas para brincar”, explicou.

O JOGO

O Jogo OASIS é uma ferramenta de apoio à mobilização cidadã para a realização de sonhos coletivos, articulado por jogadores e comunidade, considerando uma definição ampla de coletividade que envolve diversos atores, como moradores, ONGs, governo local, lideranças e empresas.P1120826

Criado em 2003, por um grupo de arquitetos urbanistas da cidade de Santos, em São Paulo, surgiu a partir de uma Conferência para palestrar sobre Ação Social, onde grupo reuniu sua experiência a frente do Instituto Elos, que há mais de dez anos atuava com o desenvolvimento de comunidades na Baixada Santista.

Para o técnico Programa Desenvolvimento Institucional (PDI) da FVA, Tarcísio Magdalena, o legado de transformação segue além da nova estrutura física no local. “O maior benefício do Jogo OASIS deixado na Praça do Bacabal foi a sensibilização de pessoas que irão dar continuidade aos cuidados com a praça e a vizinhança”, disse.

“Foi notável a percepção que a comunidade pode fazer pelo seu bairro contando com os recursos e talentos disponíveis, abrindo mão do velho conceito de que somente a prefeitura e o poder público são responsáveis pela qualidade de vida do município”, completou o técnico da FVA.

Realização de sonhos

A última experiência de sucesso com a aplicação do Jogo Oasis, aconteceu em Manaus no mês de novembro de 2014, na comunidade Buracão na Colônia Antônio Aleixo, Zona Leste.P1120823

A grande mobilização dos moradores proporcionou ao local, a construção de uma praça com playground para as crianças e também uma árvore de Natal para iluminar a Rua Dr. João de Paula.

O Jogo OASIS faz parte das comemorações de 25 anos da FVA que desde sempre esteve presente na cidade de Novo Airão. A FVA e a Aldeia de Sonhos agradecem a todos que colocaram a mão na massa, além de todos aqueles que doaram vestuário, dinheiro e material. Foram vendidas 270 peças de roupas e todo o recurso foi usado para compra de materiais.

Nossos colaboradores:

Moradores do Bairro Nova Esperança..

BKT – Redes para Pesca.

Tintas G.

HNP – Tintas.

Marka Materiais de construção.

Globo Esporte – Equipamentos esportivos.

Instituto social Novo Airão.

Suvinil Tintas.

Ferragem 2 Irmãos.

Anavilhanas Jungle Lodge.

Expedição Katerre Ecoturismo.

Movelaria e Carpintaria Garrido.

Carpintaria Antonio Viana.

Restaurante Florestas.

Feira de Frutas e Verduras Sandra Lucia.

Comercial Deus me Livre.

Açougue Rei da Carne.

Município de Novo Airão

Share this post

No comments

Add yours

Translate »