FVA realiza capacitação em Marketing Turístico com a participação de gestores do interior do Estado


No intuito de fortalecer a parceria com as secretarias dos municípios de Iranduba, Manacapuru e Novo Airão, a Fundação Vitória Amazônica (FVA), realizou entre os dias 7 e 9 de abril a capacitação Marketing Turístico. A capacitação aconteceu no Centro Paroquial da Igreja São João Batista no município de Iranduba (AM) e faz parte das atividades no âmbito do projeto “Gente para Conservação e Conservação para Gente: Formando lideranças para o futuro do baixo rio Negro – Amazônia”, com apoio Fundo Vale.

 A formação dá continuidade à proposta de cursos da FVA iniciada em agosto de 2014 com a capacitação- Resíduos Sólidos para Técnicos Públicos dos Municípios de Iranduba, Manacapuru e Novo Airão. O tema “Marketing Turístico” foi identificado como prioritário pelas secretarias municipais na oficina: Identificação de Temas para Capacitações dos Gestores Públicos dos três municípios no ano passado.

ccc

A capacitação foi ministrada pela Profa Tura Márcia Raquel Cavalcante Guimarães, mestre em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí-UNIVALI/SC e MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, e contou também com a participação do palestrante Marco Antonio do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) que abordou temas acerca do Mosaico do Baixo Rio Negro e da iniciativa de Turismo Comunitário – Roteiro Tucorin.

No último dia de capacitação, foi realizada uma visita técnica ao alojamento de floresta Amazon Fish, com a participação de seis técnicos das secretarias de Turismo e Meio Ambiente de Novo Airão e Iranduba e seis técnicos em Meio Ambiente do Instituto Federal do Amazonas (IFAM/Iranduba), além de secretários de Turismo e de Assistência Social também do município.

Turismo local

Para o técnico do Núcleo de Geoprocessamento da FVA, Marcelo Paustein Moreira, os resultados gerais alcançaram uma dinâmica ativa entre os participantes. “A troca de experiências entre os participantes das secretarias dos diferentes municípios foram bastante produtivas e importantes. A temática ‘Turismo’ é extremamente relevante nos municípios, além de ser uma excelente oportunidade de geração de renda, apesar do despreparo atual dos municípios”, disse.

Ainda de acordo com Moreira, durante a capacitação ficou bastante evidente a necessidade de mais ações técnicas conjuntas entre os gestores municipais de Iranduba, Manacapuru e Novo Airão,  para que haja o fortalecimento esperado em relação ao turismo na região, bem como uma preocupação maior relacionada a outras temáticas como resíduos sólido e meio ambiente.

Ao término do curso, os participantes elaboraram uma proposta piloto para alavancar a iniciativa, destacando destinos turístico entre os três municípios tema da formação, tendo como proposta de projeto: Entre o rio Negro e Solimões.

Share this post

No comments

Add yours

Translate »