FVA apresenta diagnóstico socioambiental de Iranduba em evento de abertura das atividades no município


A Fundação Vitória Amazônica (FVA) participou na manhã da última sexta-feira (06), da I Abertura das Atividades Socioambientais da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semads) do município de Iranduba-AM (distante a 27 quilômetros de Manaus).

O encontro promovido no auditório da Prefeitura de Iranduba reuniu entidades da esfera estadual, municipal, além de representantes da sociedade civil para o lançamento do circuito de atividades socioambientais no calendário oficial da cidade.

A mesa redonda contou com a palestra do coordenador executivo da FVA, Fabiano Silva, que destacou as principais frentes de ações da fundação com diagnósticos socioambientais realizados em Iranduba em parceria com a Semads.DSC09471

“Foi um momento importante para sinalizar os principais impactos ambientais provenientes de empreendimentos privados e públicos, os aspectos produtivos do município, o abastecimento de água e saneamento, os resíduos sólidos, além de ações sociais atreladas a educação ambiental”, explicou.

Ainda de acordo com o coordenador, o encontro deu um saldo positivo diante da teia de colaborativa envolvendo diversos atores locais em relação as novas práticas socioambientais benéficas para o município de Iranduba.

Metas

Como parte das ações apresentadas no debate, o titular da Semads, Raimundo Israel de Araújo, apresentou o plano de iniciativas ambientais 2013/2015, destacando uma série metas atingidas, tais como, a instituição da Lei Nº 265 de 29 de Agosto de 2013 que dispõe sobre a Política Municipal de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos do Município de Iranduba, além da participação ativa da comunidade na coibição de atos contra o meio ambiente denunciados à Secretaria nos últimos dois anos.

Calendário

Entre as atividades previstas ainda para março está o Curso Técnico de Meio Ambiente para práticas de arborização urbana, que será promovido pela Semads entre dias 16 e 20 de março.

A formação voltada aos estudantes dos cursos técnicos do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) de Iranduba tem como objetivo habilitar os jovens para a elaboração e execução de projetos voltados para a requalificação urbanística.

Share this post

No comments

Add yours

Translate »