Formação em Liderança Comunitária


Por Ignácio Oliete Josa

Quais são os traços do Líder Comunitário? Como deve atuar o Líder para motivar a comunidade?  Como trabalhar as características da liderança?

Estes temas foram objeto da capacitação “Curso de Gestão de Associações e Cooperativas, modulo II: gerenciando pessoas”, realizada na comunidade de Caicubi, no Rio Jufaris, nos dias 29, 30, 31 de Março e 1 de Abril.

O curso foi ministrado pelo Professor Fernando Dewes da Escola Superior de Cooperativismo – ESCOOP do Rio Grande do Sul, psicólogo organizacional e comportamental, reunindo lideranças de quatro bacias da região: Rio Unini, Rio Jauaperi, Rio Xeruini e Rio Jufaris, completando 55 alunos.

O caráter dinâmico e reflexivo do curso ajudou muito na motivação e envolvimento das lideranças ao longo dos quatro dias. Traços como a extroversão, a cordialidade, a estabilidade emocional, a autoestima, etc., foram trabalhados junto com os participantes do curso. Os mesmos destacaram a importância deste tipo de formação do caráter e da personalidade do Líder, elementos fundamentais no exercício da liderança comunitária.

2

A FVA não realizava há alguns anos formação com base comportamental. Contudo, a temática voltou a ser pauta fundamental dos cursos e eventos de capacitação pela necessidade de recuperar e motivar novas lideranças que atuem em pro das pessoas, dos seus direitos e da conservação socioambiental.

O evento também propiciou a troca de saberes e experiências entre as lideranças das quatro bacias. Apesar de serem relativamente próximas e com histórias de vida parecidas, há poucos momentos de interação entre as lideranças. Durante o curso foram trabalhadas as fortalezas e fraquezas de cada região em termos de: proteção dos recursos, segurança territorial, diversidade de atividades econômicas e realidade organizacional.

Share this post

No comments

Add yours

Translate »