FVA lança Notas Técnicas sobre a Região Metropolitana de Manaus


foto: Semcom/Divulgação

O II Simpósio do Observatório da Região Metropolitana de Manaus, que acontece entre os dias os dias 24 e 26 de julho no auditório da Escola Superior Tecnologia (EST/UEA), vai pautar temas como planejamento e gestão metropolitana no contexto brasileiro e amazonense. Além das mesas-redondas com a presença de convidados locais e nacionais, durante o evento serão lançadas cinco notas técnicas elaboradas pela Fundação Vitória Amazônica (FVA) com o objetivo de orientar a elaboração de políticas públicas voltadas à Região Metropolitana de Manaus (RMM).

Na Nota Técnica nº 001, é apresentado o contexto de criação e as principais características da RMM, bem como sua estrutura legal. Entre as recomendações está a adequação do marco político-institucional da região metropolitana ao Estatuto da Metrópole, instituído em 2015.

A Nota Técnica nº 002 discute a elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) como principal ferramenta de planejamento da RMM, levando em conta os aspectos ambientais, sociais, culturais e econômicos dos 13 municípios que a compõem. O documento defende ainda a ampla participação da sociedade, da academia e dos órgãos públicos nesse processo.

Por fim, a Nota Técnica nº 003 traz informações sobre o ORMM e destaca o seu papel de articulação entre as instituições e a sociedade civil. No rol de recomendações, o documento destaca a necessidade de mais transparência nos processos de governança metropolitana de Manaus, permitindo maior acompanhamento, por parte de entidades independentes, das decisões políticas relativas à RMM.

As inscrições para o II Simpósio do Observatório da Região Metropolitana de Manaus são gratuitas e podem ser feitas no site www.even3.com.br/sormm. As principais sessões do evento também poderão ser conferidas pela Internet, bastando acessar o canal da FVA no Youtube para acompanhar a transmissão em tempo real.

SERVIÇO

O quê: II Simpósio do Observatório da Região Metropolitana de Manaus
Quando: De 24 a 26 de julho
Onde: Auditório da Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA) – Av. Darcy Vargas, 1.200, Parque Dez de Novembro

Share this post

Translate »